Totens

Os totens tem origem na cultura indígena norte americana, sendo adotado como emblemas de tribos ou clãs, ou seja, representam um símbolo de identidade de um grupo ou família.

É neste mesmo sentido que utilizamos o termo totem na comunicação visual!

Aqui o totem busca representar a identidade da marca ou empresa, assim como na cultura indígena, ele se caracteriza como um poste ou coluna que permite a sua visualização a média ou longa distância.

Nos dias atuais ele apresenta muitas vantagens, principalmente para empresas que possuem área destina a estacionamento na sua frente. Nestes casos a fachada da empresa acaba ficando recuada e pouco visível da rua, a melhor saída para estas empresas é investir em algo que possa ficar mais próximo da via pública, destacando-se ao olhar do cliente.

Podemos utilizar os totens também na comunicação ou sinalização interna. Indicações de localização e serviços em grandes empresas, shoppings, clubes, hotéis e condomínios costumam utilizar com muita eficiência os totens.

Os totens podem ser produzidos de acordo com as necessidades dos clientes, alinhado com sua identidade visual e também com o projeto arquitetônico da empresa. Os materiais são os mais diversos: ACM (Alumínio Composto), acrílico, Aço Inox, PVC, luminosos, etc.

Aqui em Londrina temos totens bem famosos! Como o “Relojão”, os totens dos supermercados Condor, Carrefour e Super Muffato.

Galeria de Fotos

Imagens ilustrativas de usos e aplicações de totens na comunicação visual. Imagens disponibilizadas por fabricantes de materiais ou sob Creative Commons.